post

7 Benefícios do Chocolate Amargo para Saúde

2018-06-13 10:18:27 Escrito por: Equipe do Site

Chocolate Amargo, Chocolate extra Amargo e Chocolate Meio Amargo

Quem nunca comeu chocolate que atire a primeira pedra. E chocolate amargo, você já provou? Gosta?

Você sabe como ele é feito? E quais os benefícios do chocolate para sua saúde? Qual a porcentagem de cacau contida nele?

Muitos chocolates vendidos atualmente são ricos em açúcares e outros componentes que fazem mal a saúde. Porém, a boa notícia é que há a versão saudável dessa delícia: o chocolate amargo. Isso porque, esse tipo de chocolate possui, pelo menos, 70% de cacau na sua composição.

Dessa forma, você pode consumi-lo com frequência, desde que com moderação. Afinal, não é recomendado que você coma uma barra de chocolate todos os dias. O ideal é que você consuma 30 gramas, o que equivale a um ou dois quadradinhos por dia.

Se você preferir, você ainda pode derreter e consumi-lo com uma fruta. Assim, você o deixa ainda mais saudável. Pensando em falar sobre os benefícios desse chocolate, preparamos esse artigo para você.

Nele você vai conhecer os principais benefícios do chocolate amargo e também vai aprender como escolher o chocolate ideal para seu consumo. Não deixe de conferir e boa leitura!

É sobre isso o artigo de hoje. Continue lendo e saiba tudo sobre esse doce saboroso!

 


Clique aqui e confira o Melhor Chocolate de Gramado - CHOCOLATE GRAMADENSE 

Chocolate Amargo e Saúde

Que é uma delícia, isso (quase) ninguém nega. Porém, para que esse alimento traga benefícios para sua saúde, é importante escolher corretamente. Por isso, antes de sair comprando um chocolate, leia o rótulo desse doce e veja os benefícios do Chocolate.

Quando você olhar a tabela de ingredientes deste alimento, você precisa ler, de preferência nessa ordem, os seguintes ingredientes:

  • Massa de cacau
  • Manteiga de cacau
  • Açúcar
  • Lecitina de soja

A tabela de ingredientes é composta dos ingredientes que mais estão presentes no alimento, para os menos presentes. Por isso é importante que a tabela siga uma ordem parecida com a descrita acima.

A massa de cacau também pode vir escrita como “licor de cacau” ou “pasta de cacau”. Também pode ser seguida de cacau em pó. Já a manteiga de cacau também pode aparecer como “gordura de cacau”.

Caso na tabela de ingredientes tenha gordura hidrogenada, gordura vegetal, gordura anidra do leite ou gordura da manteiga desidratada, não compre. Apenas a manteiga de cacau mantém regulares os polifenóis do chocolate.

Quando o chocolate possui outros tipos de gordura, não há polifenóis suficientes para acentuar os benefícios do chocolate. Nesse caso, o chocolate não é considerado saudável.

Propriedades do chocolate amargo

Daqui a pouco falaremos dos benefícios do chocolate amargo, porém, vamos conhecer antes suas propriedades nutricionais. Vimos que ele contém pouco açúcar e se destaca por causa da sua quantidade de cacau, um pouco mais elevada.

Vejamos agora, os demais valores nutricionais. Usamos como referência a Barrinha do Sucesso – Chocolate amargo 73% de cacau que está disponível no nosso site. Você pode encontra-lo clicando link.

*Porção de 25 gramas.

  • Calorias: 127 kcal
  • Gorduras: 15 g
  • Carboidratos: 7,4 g
  • Proteínas: 2,4 g
  • Fibras: 2,3 g

O chocolate amargo também é uma excelente fonte de ferro, magnésio, cobre e manganês. Zinco, potássio e selênio também estão presentes em quantidades menores.

Chocolate Amargo faz bem para sua Saúde

É um tipo de chocolate feito sem leite. Ele tem cerca de 40% de cacau e possui pouca quantidade de açúcar.

Diferente dos demais tem muitos apreciadores. Isso se deve pela porcentagem de cacau contida neles:

  • O chocolate extra amargo tem entre 75% e 85% 

  • O chocolate amargo tem entre 50% e 75% 

  • E o chocolate meio amargo tem entre 35% e 50% 

Outra característica é que ele é o melhor para saúde, por causa da porcentagem do cacau e da sua quantidade de nutrientes.

Dentre esses nutrientes, posso destacar o cálcio, fósforo, selênio, magnésio, sódio, zinco e vitamina C. Porém, não são só esses, apenas estou exemplificando.

Isso porque ele é rico em antioxidantes que envolvem as células e previnem o envelhecimento precoce.

Porém, não devemos comer em excesso, pois ele engorda e ainda pode prejudicar a saúde por causa do acúmulo de gordura.

Mas esse tipo tem vários benefícios, como:

  • Combate o colesterol

  • Ajuda a melhorar a saúde do coração

  • Previne contra a trombose

  • Melhora o humor

Mas não para por aí. Ele tem outros benefícios. Olha só!

1 -  Faz bem para o coração

Ingerir uma quantidade pequena duas vezes por semana ajuda a baixar a pressão arterial.

Isso porque ele melhora o fluxo sanguíneo e pode auxiliar na prevenção da formação de coágulos.

Benefícios do chocolate amargo: 1 Chocolate faz bem ao coração 

2 - Protege os dentes

Contém teobromina, uma substância que retira bactérias e fortalece o esmalte dos dentes.

Além disso, se você cuidar da sua saúde bucal, esse produto pode diminuir a incidência de cáries.

Benefícios do chocolate amargo: 2 Chocolate protege os dentes

3 - Melhora o humor

Eu já falei anteriormente que consumir melhora o humor. E isso não é apenas boato.

Quando comemos, o nosso organismo é estimulado a produzir endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela nossa alegria e pelo nosso prazer.

Além disso, esse tipo ainda contém feniletilamina, uma substância produzida pelo cérebro quando nos apaixonamos.

Benefícios do chocolate amargo: 3 Chocolate melhora o humor

4 - Alivia o estresse

Especialistas perceberam que pessoas que comem possuem menos quantidades de cortisol e epinefrina.

Esses hormônios são os responsáveis pelo estresse. Por isso, ao comermos esse tipo, o estresse é aliviado proporcionando mais bem-estar e relaxamento para o corpo.

Benefícios do chocolate amargo: 4 Chocolate alivia o stress 

5 - Rico em vitaminas e minerais

Potássio, cobre, magnésio, ferro… isso são só algumas das vitaminas e dos minerais presentes no chocolate. E eles têm suas vantagens:

  • Potássio e cobre ajuda a evitar derrames e doenças cardiovasculares
  • Ferro é bom contra anemia
  • Magnésio auxilia na prevenção de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e pressão alta

Benefícios do chocolate amargo: 5 Chocolate é rico em vitaminas e minerais

6 - É bom para o cérebro

Esse tipo aumenta o fluxo de sangue tanto para o cérebro como para o coração, auxiliando na melhoria da função cognitiva.

Benefícios do chocolate amargo: 6 Chocolate é bom para o cérebro 

7 - Ajuda na redução do colesterol

No começo deste artigo, eu falei o quanto este produto auxilia no combate ao colesterol. E é verdade.

Consumindo de forma moderada, esse tipo de iguaria pode reduzir o nível de colesterol “ruim”, o chamado LDL.

Além disso, aumenta o nível de HDL, o colesterol que é considerado bom.

Benefícios do chocolate amargo: 7 Chocolate ajuda na redução do colesterol

E olha só mais estes benefícios do Chocolate Amargo:

Melhora o metabolismo

Se você está afim de perder umas calorias, pode comer um pedaço por dia. O ideal é consumir 30 gramas diariamente para que seus benefícios sejam ativados no nosso corpo, como falei anteriormente.

O chocolate amargo é responsável por acelerar o metabolismo, ocasionando assim a perda de gordura. Além disso, ainda tem o poder de absorver os carboidratos, basta comer com moderação.

Previne o câncer

Isso porque é rico em flavonoides. Dessa forma, eles podem ajudar a prevenir a doença. A informação é do Instituto Americano do Câncer.

Melhora a pressão arterial

O cacau, presente em maior quantidade nesse tipo de chocolate, é rico em procianidinas e catequinas. Esses dois antioxidantes possuem o poder de inibir uma enzima que costuma elevar a pressão sanguínea.

Além disso, como disse anteriormente, possui flavonoides. Esse componente estimula a produção de óxido nítrico, que envia sinais para que as artérias relaxem. Isso diminui a resistência do fluxo sanguíneo e, consequentemente, reduzindo a pressão arterial.

Estabiliza os níveis de glicose

Consumindo de forma regular auxilia no controle da glicose da circulação sanguínea. Assim, ele evita que haja uma liberação de insulina excessiva, hormônio associado ao acúmulo de gordura abdominal e inflamações.

Como vimos, este alimento oferece vários benefícios para a nossa saúde, resumindo, é um produto que tem muitos nutrientes benéficos a nossa saúde, dá aquele "up" na circulação do sangue, reduz o colesterol e melhora o aspecto de sua pele, ajuda a eliminar as bactérias dos dentes, tem antioxidantes que previnem o envelhecimento, nos deixa bem humurados e desestressados.

Chocolate Amargo

Visite a nossa loja online e conheça a variedade de produtos desta linha, todos artesanais (gourmet) produzidos um a um com qualidade.

Agora você já sabe como escolher o chocolate amargo ideal para o seu consumo, assim como suas propriedades e benefícios. Nesse link você confere várias opções para você comprar e saborear. 

Mas lembre-se: o Chocolate precisa ser consumido com moderação, para que não haja riscos de fazer mal para seu corpo de saúde. Tudo que é exagerado não faz bem. Até mais!

Última atualização 2020-11-09 11:26:32
Lido 4974 vezes

Deixe um comentário

0 Comentários

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios