
Muito se confunde aqui no Brasil o Chocolate Belga com outras marcas produzidas no país.
Para começar, precisamos deixar claro que Belga é somente aquele produzido na Bélgica e exportado para cá (origem do Cacau Belga), portanto trata-se de produto Chocolate importado Belga.
Parece uma informação um tanto óbvia, mas é comum ouvirmos por aqui confeiteiros informarem que fazem seus produtos com a barra de chocolate Belga quando na verdade não são.
Talvez, erroneamente, os confeiteiros e doceiros passem essa informação para informar que o chocolate Belga barra utilizado é realmente chocolate e está dentro do padrão Belga com pelo menos 35% de cacau puro em sua composição.
Mas...hoje nesse artigo tiraremos todas as dúvidas, porquê o mesmo está na lista dos Melhores Chocolates do Mundo e o que o faz assim tão especial.
Acompanhe!
CONFIRA - Clique e conheça o Melhor Chocolate de Gramado - CHOCOLATE GRAMADENSE.
Belgas Chocolate: Considerado um dos “Melhores Chocolates do Mundo”
A Bélgica é conhecida pelo seu rigor e controle de qualidade de seus chocolates. A título de informação, a composição dos produtos é regulamentada por lei (essa é a diferença).
Isso desde 1884, para prevenir que o sabor e qualidade do chocolate seja adulterado pela adição exagerada de gorduras não provenientes do cacau. Pela lei precisa ter no mínimo 35% de cacau puro para ser considerado chocolate.
Também podemos ver diferença na produção do chocolate no país, onde as técnicas de manufatura tradicionais são preservadas para potencializar a qualidade do chocolate.
Podemos citar também a seleção de ingredientes de altíssima qualidade e o apreço pela elaboração artesanal, proporcionando chocolates com 100% de manteiga de cacau.
Mas, o que realmente fez o mercado de chocolate Belga ganhar destaque foi a invenção do Praliné: que no conceito original foi o bombom de chocolate, fabricado em formas e endurecido, com recheio cremoso.
Até hoje esse formato de chocolate é popular no mundo inteiro e podemos destacar o Belga como um dos destacados melhores do mundo.
Jean Neuhaus e a invenção do Praliné (Bombom Belga)
No século XX, mais especificamente no ano de 1912, o neto de Jean Neujaus – o fundador de uma confeitaria bastante popular em Bruxelas – inventa o delicioso bombom recheado Praliné.
Como dito antes, esses bombons tinham a casca por fora endurecida, enformada, e seu interior recheado com recheios pastosos feitos com amêndoas e avelãs.
No processo de composição do recheio, as amêndoas e avelãs eram tostadas juntamente com o açúcar, formando uma caramelização dos açúcares e em seguida moídos em um tipo de moinho específico.
Também eram acrescentados ao recheio frutas, rum, torrone, ou qualquer outro ingrediente que combinasse com o chocolate.
Três anos mais tarde, a esposa do neto de Neuhaus, inventa umas caixinhas personalizadas para substituir os cones de papel utilizados anteriormente para vender os bombons.
Após esse acontecimento o produto se populariza e se torna famoso no mundo inteiro.
Tipos de Chocolates Belgas mais conhecidos
Podemos citar dois como os tipos mais famosos no mundo: o Praliné e o Bombom Cremoso.
1 - Praliné
Chocolates com casca dura com recheios compostos de manteiga, cremes de frutas, licores, rum ou pastas e frutos secos.
2 - Bombom cremoso
Feito a partir da combinação do chocolate sólido e cremoso.
Chocolate Belga: Os famosos no Brasil
A Bélgica tem em seu território a maior fábrica de chocolate do mundo: a Chocolate Belga Callebaut.
A fábrica está localizada na cidade de Wieze e produz em média cerca de 1.5 milhões de toneladas de chocolate anualmente.
A mesma lidera o rank 1 de maior fábrica de chocolate do mundo.
Confira as marcas belgas famosas aqui no Brasil:
1 - Callebaut
Callebaut chocolate Belga nas suas diversas variações:
- Chocolate Callebaut ao leite
- Chocolate Callebaut meio amargo
- Chocolate Callebaut branco
- Chocolate Callebaut sem açucar
2 - Belcolade
3 - Godiva
4 - Neuhaus
5 - Guylian
Você pode adquirir uma dessas marcas de chocolates importados através de lojas onlines fornecedoras do produto, e, a Neuhaus possui uma loja física na cidade de São Paulo, vale a pena visitar!
Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre o chocolate belga preço (sim, agora você deve estar se perguntando - chocolate belga valor...), uma dica excelente é comprar chocolate Callebaut e fazer trufas de chocolate Belga, uma delícia, o melhor com certeza, e não perca a chance de provar uma das marcas que citamos anteriormente, acredite, cada chocolate é um pedacinho do céu.
Acesse a Loja Online da Melhores Chocolates.
Precisando alugar um imóvel de Temporada no Brasil acesse o BRFO Aluguel Temporada.
Deixe um comentário
0 Comentários