post

Chocolate Branco não é Chocolate?

2020-11-04 19:10:00 Escrito por: Equipe do Site

Chocolate Branco não é Chocolate?

Muita gente acredita que não é chocolate. Mas será que isso é mesmo verdade?

Como o chocolate branco é feito? Como ele surgiu?

Essas e outras informações você encontra ao longo desse interessantíssimo artigo.

Confira! E boa leitura.

Clique aqui e confira o Melhor Chocolate de Gramado - CHOCOLATE GRAMADENSE 

Chocolate Branco é Chocolate?

A gastronomia é cheia de termos técnicos e nomes para que haja uma diferenciação de um produto para o outro.

Mas na maioria das vezes, esses termos e nomes não são bem aplicados e acabam sendo conhecidos de forma errada. Esse é o caso deste produto. 

O chocolate branco é conhecido assim, mas ele não é.

 

Existe Chocolate Branco?

Há algumas diferenças do chocolate branco e preto. Primeiro, o sabor. Algumas pessoas dizem que ele tem gosto de gordura.

Porém, essa não é a principal diferença, e sim, o modo de como é feito, bem diferente do preto.

É na receita que vemos que não é. Isso porque chocolate branco leva cacau na sua fórmula não é verdade. Se você encontrar alguma informação que chocolate branco contém cacau abra o olho pois não é verdade.

E para que seja considerado, ele precisa ter o seu principal ingrediente: o cacau.

Quando é feito, o cacau é prensado e é dividido em duas partes: a massa do cacau e a manteiga do cacau.

Com a parte sólida do cacau, ou seja, sua massa, é feita o preto. Com a manteiga do cacau, é feita o branco (chocolate branco manteiga de cacau).

Em resumo é apenas manteiga de cacau, ou seja, gordura, açúcar e leite.

 

 

Chocolate Branco é considerado Chocolate?

Por isso, pelo fato de não ter a massa do cacau na sua receita, ele é considerado na categoria de outro doce.

Vale ressaltar também que ele tem muito mais açúcar do que as variações do preto.

 

 

Chocolate Branco é Chocolate de verdade?

Chocolate branco existe? Este doce (ou seria apenas “doce” já que descobrimos que ele não é chocolate?) foi inventado na Suíça, depois da Primeira Guerra Mundial.

Ele foi criado em 1913 e era conhecido como “tabletes de baunilha”.

Naquela época, o doce era feito com manteiga de cacau, ou seja, gordura, açúcar, leite e baunilha.

Apenas alguns anos depois, a baunilha foi retirada da sua receita e, assim, conhecemos o produto que é vendido atualmente.

Como eu falei anteriormente, ele tem uma grande adição de açúcar. Na verdade, quase 60% é composto de açúcar.

O restante é gordura e leite. Vale ressaltar que ele não é o produto mais “saudável” para ser consumido.

 

 

Chocolate Branco marcas

Existem muitas marcas de chocolate branco, sejam elas nacionais ou de chocolate branco importado, marcas inclusive que contemplam tipos como o de chocolate branco vegano marcas, que produzem este tipo de doce das mais variadas formas possíveis.

A escolha pelo consumidor depende de características que são ofertadas, lembrando sempre o fundamental, não existe massa de cacau presente neste tipo de produto e sim somente manteiga de cacau e outros ingredientes.

 

 

 

Tipos de Chocolate Branco

Abaixo relacionamos alguns tipos dos melhores chocolates branco.

Relacionamos 21 tipos (ou formas) apresentadas, confira!

 

1 - Chocolate Branco em pó

Existe chocolate branco em pó? A resposta é sim, recentemente foi anunciado por uma grande empresa multinacional a chegada de um tipo de achocolatado branco. O produto é direcionado a vendas principalmente no inverno, basta adicionar algumas colheres deste produto ao leite quente ou frio e estará pronto para consumo. A empresa multinacional também noticiou a venda do produto pronto engarrafado.

Chocolate Branco: Chocolate Branco em pó 

2 - Chocolate Branco sem açúcar

Na opção sem adição de açúcar o produto oferece as mesmas características ao consumidor, no entanto normalmente os edulcorantes INS-965 (Maltitol) substitui o açúcar tendo um sabor muito próximo.

A sensação ao paladar, cor e brilho são quase idênticas ao produto com açúcar, porém este tipo de produto recebe o rótulo de sem adição de açúcar.

 Chocolate Branco: Chocolate Branco sem açúcar

 

3 - Chocolate Branco sem lactose

Lactose nada mais é do que o açúcar presente no leite e também nos seus derivados. Nesta variação do produto dirigido a pessoas com intolerância à lactose não estará presente o açúcar do leite e seus derivados.

Chocolate Branco: Chocolate Branco sem lactose 

4 - Chocolate Branco meio amargo

Bom, falar de chocolate meio amargo Branco ou chocolate branco amargo é um tanto estranho pois como foi informado neste artigo, o chocolate branco não tem nada de massa de cacau, trata-se apenas de manteiga de cacau, leite, leite em pó, açúcar, emulsificante, aromatizantes, etc.   

 Chocolate Branco: Chocolate Branco meio amargo

 

5 - Chocolate Branco diet

Diet na tradução em inglês quer dizer Dieta, são produtos consumidos normalmente por diabéticos em virtude de que na sua composição tem ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. No caso do chocolate diet branco o produto é consumido, por exemplo, por diabéticos, já que em sua composição não contêm açúcar.

Chocolate Branco: Chocolate Branco diet 

6 - Chocolate Branco zero açúcar

São chocolates sem adição de açúcar na sua composição, sem açúcar adicionado nem mesmo os naturais dos seus ingredientes que formam este alimento.

Chocolate Branco: Chocolate Branco zero açúcar 

7 - Chocolate Branco ao leite

Este tipo de chocolate (chocolate ao leite branco) é preparado com leite e açúcar, características que neste produto elevam a sua concentração de gordura e valor calórico. Tem um sabor muito mais suave e agradável, sendo muito apreciado pelas pessoas que valorizam o paladar mais adocicado.

Chocolate Branco: Chocolate Branco ao leite

8 - Chocolate Branco quente

Chocolate quente é uma bebida simples, prática e de preparo rápido, muito apreciada no inverno (beber quente) ou no verão (beber gelado), além de se encontrar o produto pronto em pó também pode ser feito chocolate quente com barra de chocolate branco.

Chocolate Branco: Chocolate Branco quente 

9 - Chocolate Branco zero lactose

Produto que não tem em sua composição açúcar do leite, ou tem uma quantidade ínfima muito pequena. Destinado a pessoas que tem intolerância a lactose.

Chocolate Branco: Chocolate Branco zero lactose 

10 - Chocolate Branco fit

A nomenclatura Fit foi criada pela indústria alimentícia como forma de classificação de alimentos que ela julga serem mais saudáveis. Nomenclatura não reconhecida pelos órgãos do ministério da saúde mas muito utilizada em campanhas comerciais para promoção de alimentos.

Chocolate Branco: Chocolate Branco fit 

11 - Chocolate Branco puro

Para que um chocolate tenha a denominação de puro é necessário que ele tenha no mínimo 25% de cacau. No caso do chocolate branco ele é feito de manteiga de cacau e por não ter massa de cacau muitos não o consideram como chocolate visto que o que dá sabor ao mesmo não é a manteiga e sim o cacau.

Chocolate Branco: Chocolate Branco puro 

12 - Chocolate Branco derretido

Para se derreter o chocolate branco basta seguir a receita tradicional, o “banho-maria” é a melhor forma e a mais indicada.

Para fazer o derretimento basta ter dois recipientes, uma panela cheia de água e uma tigela, utilize sempre o fogo baixo.

Chocolate Branco: Chocolate Branco derretido 

13 - Chocolate Branco crocante

O efeito responsável pelo crocante é a adição de flocos de arroz. Para que isso ocorra é necessário fazer a temperagem do chocolate, existem vários métodos para isso entre eles a difusão.

 Chocolate Branco: Chocolate Branco crocante

 

14 - Chocolate Branco sem glúten

São chocolates produzidos sem esta substância. O glúten é uma proteína que está presente na cevada, no trigo, no centeio, na aveia (e em todos seus derivados) entre outros. O glúten ajuda os alimentos a manterem a sua forma, atuando como uma forma de cola, que garante uma maior flexibilidade e textura. Segundo especialistas este tipo de cola pode grudar as paredes do aparelho digestivo e com o passar do tempo provocar aumento de gordura no abdômen, alergias cutâneas, depressão e dores articulares.

Chocolate Branco: Chocolate Branco sem glúten 

15 - Chocolate Branco 70 cacau

Chocolate branco não tem massa de cacau em sua composição, é um produto obtido da manteiga de cacau (mínimo de 20%) e outros ingredientes.

Chocolate Branco: Chocolate Branco 70 cacau 

16 - Chocolate Branco colorido

Para colorir o chocolate basta fazer o derretimento e adicionar o corante em pó.

 Chocolate Branco: Chocolate Branco colorido

 

17 - Chocolate Branco hidrogenado

Leia sempre o rótulo e confira os ingredientes principalmente referente ao chocolate branco gordura, toda manteiga de cacau é fonte benéfica de gordura, mas cuidado, ao contrário a gordura hidrogenada criada pela indústria pode causar vários danos à saúde.

Existem muitas doenças associadas ao consumo desse tipo de gordura, se puder opte sempre por chocolate branco saudável.

Chocolate Branco: Chocolate Branco hidrogenado 

18 - Barra de Chocolate Branco

O chocolate branco em barra é produzido pelas indústrias chocolateiras para uso aos consumidores das formas mais variadas possíveis, para consumo direto ou uso em receitas.

O chocolate em barra branco é facilmente encontrado e comercializado em lojas, sites, mercados e muitos outros lugares.

 Chocolate Branco: Barra de Chocolate Branco

 

19 - Chocolate Branco caseiro

Você pode produzir em casa de forma caseira seu chocolate branco. Basta extrair a matéria prima que é a manteiga dos grãos de cacau, 53% do grão, ou seja mais da metade, é de manteiga.

Chocolate Branco: Chocolate Branco caseiro 

20 - Chocolate Branco nobre

Se você procura pelo chocolate nobre melhores marcas saiba que um chocolate para ter a denominação “nobre” ou “verdadeiro” necessita de no mínimo 25% de cacau em sua composição. O chocolate branco possui apenas manteiga de cacau em sua composição.

Chocolate Branco: Chocolate Branco nobre 

21 - Chocolate Preto e Branco

É uma mistura, ou seja, uma barra de chocolate branco e preto é composta por parte (chocolate preto) que tem em sua composição a massa de cacau e outra (chocolate branco) que leva apenas manteiga de cacau em sua composição.

Chocolate Branco: Chocolate Preto e Branco

 

Espero que você tenha gostado do nosso artigo e saiba diferenciar chocolate branco e chocolate preto.

Acesse a nossa Loja Virtual e conheça a gama de produtos gourmet desta linha, inclusive de chocolate branco, são excelentes, artesanais feitos um a um com o maior cuidado e qualidade.

Se você está pensando em chocolate branco comprar, nos visite temos uma variedade grande do melhor chocolate branco.

E mesmo que ele não seja chocolate, não importa, não é mesmo? Não vamos deixar de amá-lo e comê-lo.

Última atualização 2020-11-09 11:11:52
Lido 2694 vezes

Deixe um comentário

0 Comentários

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios