post

O que é o Chocolate bean to bar?

2020-05-04 23:41:06 Escrito por: Equipe do Site

Mesmo com o setor alimentício mundial em forte e constante ascensão existe grande procura e interesse pela importância dos produtos menos industrializados, de cunho mais natural, com uma produção artesanal, com mais cuidado e zelo e totalmente dentro de uma visão moderna mais sustentável (cabruca), assim como isso acontece em vários segmentos não muda muito em relação ao chocolate.

O chocolate bean to bar (cultivado do grão á barra), são chocolates que tem uma relação direta com os produtores de cacau, produção com atenção em todos os detalhes e que garante uma qualidade exclusiva diferenciando-o da produção dos demais chocolates que se classificam como de transformação. O processo da transformação do cacau em chocolate exigia equipamentos caros e de grande escala sendo que aos poucos surgiu na Europa e América do Norte (Estados Unidos) uma nova classe assim denominada e que surge no Brasil de forma contida e lenta.

Chocolate bean to bar: Cultivado do grão á barra

Com esta denominação são produtores que produzem em pequena escala comparados aos industriais e que utilizam equipamentos diferenciados, customizados, que optam por acompanhar propriamente o grão do cacau deste seu cultivo na plantação buscando padrões desejados. O acompanhamento, escolha e seleção do cacau são fatores importantes e imprescindíveis que garantem um resultado e qualidade diferenciados na produção deste chocolate refinado. As empresas fabricantes normalmente colocam nas embalagens especificações da origem do cacau bem como país, região ou localidades (inclusive até fazendas produtoras).

O cacau assim como as videiras depende muito das características do solo e região (clima) em que é plantado evidenciando assim suas características próprias como aromas e sabores diferenciados e exclusivos.

Já quando a produção do chocolate é em escala industrial que busca a uniformidade do sabor, este é fabricado em linhas de produção comuns e com uma padronização, e não há como diferenciar os vários lotes de produtores dos grãos de cacau em relação a sua qualidade e origem.

A produção artesanal deste chocolate tem como característica a conexão direta com os produtores de cacau (agricultores), desenvolvendo assim uma relação direta que envolve deste o processo na escolha dos grãos ao acompanhamento do processo feito nas fazendas e assim resultando em um cacau nos padrões que desejam para desenvolver um chocolate de excelente sabor e qualidade desejada. Este tipo de produção tem atenção em todos os detalhes já que selecionam os melhores cacaus brasileiros, fazendo com que todo o processo de produção resulte na escolha do melhor ponto de torra para cada variedade refinando o cacau até obter uma textura fina e delicada do mais puro chocolate caracterizado assim.

 

Chocolate bean to bar artesanal

Chocolates bean-to-bar da empresa Cuore di Cacao

Chocolate Aamargo ON.70 Grué e 70% Cacau Brasileiro

O simples fato deste chocolate se caracterizar por ser puro, ainda assim não se pode afirmar que será saboroso. Existem chocolateiros que o produzem sem sabor, talvez por falta de experiência ou mesmo por erros na produção ou com o cacau usado. 

O Chocolate bean to bar no Brasil

O chocolate Bean to bar não é novo no Brasil, mas este tipo não é muito conhecido pelos apreciadores e consumidores comuns.

Empresas como a Cuore di Cacao usam técnicas clássicas e conceitos de modernidade elaborando receitas equilibradas e combinações exclusivas e criativas e produzem o chocolate bean to bar há muito tempo.. As duas sócias e irmãs produzem desde 2004, uma união de talentos tão diferentes com um único objetivo de oferecer as pessoas uma experiência completa e única com o chocolate, estando sempre na busca incansável dos melhores sabores e novidades para os amantes do Chocolate.

 Chocolate bean to bar artesanal

Os chocolates bean to bar artesanais produzidos no Brasil são saborosos, puros, orgânicos produzidos apenas com açúcar e cacau. O uso do cacau premiado, a remuneração justa ao produtor, o uso do açúcar demerara orgânico (mais saudável), sem aromatizantes, conservantes ou corantes, sem glúten, compõe os ingredientes em destaque usados pela Cuore em seus chocolates e se transformam em verdadeiras “joias para se degustar” garantindo destaque, qualidade e exclusividade.

Falar dos chocolates artesanais brasileiros é falar de pequenas empresas (mini fábricas) que começaram em espaços pequenos e domésticos, que foram os precursores no Brasil buscando novas variações de sabores através do cacau do Brasil (fino e diferenciado). Este tipo de produtos vieram para ficar, fazem parte de um novo segmento que está em ampla divulgação onde os novos nuances do cacau e seus sabores são o foco. Temos a convicção que este novo segmento de chocolates terão grande sucesso com os consumidores e amantes do chocolate e que vieram realmente para a grande mudança neste processo.

 

Fotos em destaque: Cuore di Cacao (Curitiba PR) – fabricante de chocolate bean to bar

Lista de fabricantes Wikipedia

Última atualização 2020-05-07 11:20:35
Lido 170 vezes

Deixe um comentário

0 Comentários

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios